A importância de praticar fitness para o coração
O termo fitness tem vindo a ser associado à prática de atividade física regular. Aprenda com este artigo o seu impacto na saúde cardiovascular.
A palavra anglo-saxónica fitness significa aptidão física e descreve, ao mesmo tempo: 1) um estado de bem-estar físico que traz a capacidade de realizar exercícios e atividades diárias; 2) um estilo de vida repleto de hábitos saudáveis; e 3) uma prática de atividade física regular. Manter uma boa forma física (e.g. manter o fitness) pode ajudar a prevenir algumas doenças e a aumentar a qualidade de vid. De facto, é certo que a atividade física regular faz bem ao coração e aos pulmões.
Exercício físico para a saúde do coração
Qualquer atividade física que faz funcionar os músculos é benéfica para o coração. Ao mesmo tempo, existe atividade física realizada com o objetivo específico de melhorar a aptidão cardiovascular e que podemos definir como fitness cardiovascular.
O fitness cardiovascular é uma prática de atividade física aconselhável a todas as pessoas saudáveis para evitar minimizar ou adiar o aparecimento de doenças do aparelho cardiovascular (prevenção primária). Da mesma forma, pode ser útil a quem já sofreu doenças do coração, reduzindo o risco de recaídas em conjunto com o tratamento (prevenção secundária). Nesse caso a atividade física deve ser feita sob orientação médica.
Fitness cardiovascular?
De uma forma geral o fitness cardiovascular pretende combater o sedentarismo e todos os riscos decorrentes: colesterol alto, elevado índice de massa corporal e, frequentemente, maus hábitos alimentares. Tem a capacidade de treinar coração e pulmões para bombear o sangue com mais eficiência, permitindo que mais oxigénio chegue aos músculos e órgãos. Ao mesmo tempo, o fitness melhora a capacidade dos músculos de extrair oxigénio do sangue. Isso faz com que o coração – um órgão muscular – trabalhe menos e de forma mais eficiente.
Nesse sentido, vejamos um estudo realizado na Dinamarca no período 2004-2014, com 1000 participantes, entre os 20 e 100 anos de idade, publicado no European Heart Journal em Abril de 2021. Concluiu que a atividades física moderadas, altas e muito altas foram associadas em diferentes grupos a uma redução entre 26% e 41% do risco de morte cardiovascular.
Atividades propícias ao fitness cardiovascular
As especialidades que treinam o coração são diferentes e podem incluir atividades aeróbicas, de flexibilidade. E de fortalecimento muscular (anaeróbico). A saber:
- O exercício aeróbico melhora diretamente a circulação e a capacidade cardíaca. São exemplos de atividade aeróbica caminhada, corrida, natação e bicicleta. Os médicos recomendam pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada.
- O exercício anaeróbico combate o acumular de gordura e ajuda na redução do colesterol. São exemplos de exercícios de fortalecimento muscular levantamento de pés e treino intervalado de resistência. São recomendados pelo menos 2 dias não consecutivos de treino de resistência (entre 30 e 45 minutos) por semana.
Assim, embora os exercícios de flexibilidade não contribuam diretamente para a saúde do coração, são considerados importantes e fornecem uma boa base para a realização de exercícios aeróbicos e de força.
Mas atenção: treine com cuidado.
Comece devagar se não tem o hábito de treinar, aumentando aos poucos o tempo, resistência e intensidade à medida que fica mais apto e mais forte. Aliás, um esforço excessivo para o qual o corpo não está preparado pode causar um ataque cardíaco nas pessoas em risco. Faça sempre um breve alongamento antes e depois do seu treino para evitar danos a músculos e articulações.
Todavia, caso não possa dedicar tempo à realização de exercícios específicos existem outras formas de alcançar o fitness cardiovascular mantendo-se ativo nas tarefas do dia a dia. Isto é, as pessoas que se mantém ativas durante todo o dia (limpando, fazendo jardinagem, escolhendo as escadas em vez do elevado e optando para caminhar sempre que possível) queimam mais calorias e geralmente são mais saudáveis do que aquelas que se exercitam por 30 a 60 minutos e depois se sentam novamente em frente ao computador!
European Heart Journal
Johns Hopkins Medicine